Wifi

Política da utilização da rede sem fio

Solicitar cadastro no Wi-fi

Definição

Uma Rede Wi-fi é uma infraestrutura de comunicações sem fio, constituída por uma Wireless (WLAN) instalada em suas dependências, permitindo a transmissão de dados via ondas de rádio, sem a necessidade de conexão física por meio de cabos entre computadores. Essa rede permite maior flexibilidade e mobilidade, ideal para quem utiliza dispositivos móveis.

Visa oferecer aos usuários da FIC o acesso à Internet, através de equipamentos próprios, que suportem está tecnologia nos padrões IEEE 802.11* a/b/g/n.

Através de dispositivos equipados com uma placa de rede Wi-Fi, esta infraestrutura é disponível por toda a Instituição, para todos os alunos, funcionários e professores da FIC, mediante processo de identificação individual.


Objetivo

O objetivo desta política é orientar as ações e procedimentos na utilização da rede sem fio e garantir a continuidade dos serviços de rede da FIC.


Objetivos Específicos

• Permitir acesso à Internet ou Intranet, para usuários autenticados que possuam equipamentos com suporte a rede sem fio;
• Permitir o acesso, mas com algumas restrições** para os usuários.


Limite de Tráfego de Dados e Dispositivos Móveis

Por medida de controle de tráfego excessivo e segurança de rede, todos os alunos terão um limite mensal de 2048MB (2 GB, aproximadamente 80MB/dia) para transferência de dados de internet individual pelo sistema Wi-Fi.

Se durante o mês, o aluno atingir o limite de 2048MB de sua franquia, o mesmo, não continuará mais conectado, até a renovação do pacote, assim, cada usuário deverá fazer um uso mais consciente na utilização da internet, pois caso o aluno utilize estes 2048MB em apenas alguns dias, deverá esperar fechar o ciclo de 30 dias corridos para receber um novo pacote de dados no mês seguinte. Os pacotes serão debitados do crédito do usuário na confirmação do credenciamento (Login e Senha) de 30 em 30 dias. O ciclo será atualizado automaticamente todo o dia 1º de cada mês. Os alunos que utilizarem o Laboratório de Informática terão o uso de transferências de dados também consumidos, assim sendo serão descontados do “Login” de acesso. O processo de “Logoff” enceramento da conexão no Laboratório de Informática é de inteira responsabilidade do usuário.

Os megabytes (MB) concedidos em um mês não são cumulativos, ou seja, megabytes não consumidos em um mês não poderão ser utilizados no mês seguinte.

Cada usuário tem acesso às informações de quanto em tráfego gastou, assim, poderá fazer um controle diário para saber o quanto ainda tem de tráfego de dados para gastar.

A FIC não se responsabiliza por consumo de dados utilizados indevidamente nos quaisquer tipos de atualizações, tais como, Antivírus, Sistemas Operacionais e entre outras atualizações.

O usuário declara, neste ato, ter ciência de que os valores do pacote poderão ser reajustados periodicamente se necessário, mediante prévia comunicação. Declara ainda, estar ciente e de acordo com todas as disposições constantes no presente regulamento, sendo que os casos omissos e as dúvidas porventura suscitadas serão solucionados pela FIC.

Entende-se como “dispositivo móvel” para consulta acadêmica apenas Tablet’s com telas mínima de 7’ ou superior, Notebook’s ou Netbook’s. Aparelhos celulares ou SmartPhones não são classificados e aceitos como material de pesquisa acadêmica, uma vez que o uso de celular em sala de aula é extremamente proibido.

* 802.11ª - Chega a alcançar velocidades de 54 Mbps dentro dos padrões da IEEE e de 72 a 108 Mbps por fabricantes não padronizados. Esta rede opera na frequência de 5 GHz e inicialmente suporta 64 utilizadores por Ponto de Acesso (PA). As suas principais vantagens são a velocidade, a gratuidade da frequência que é usada e a ausência de interferências. A maior desvantagem é a incompatibilidade com os padrões no qu e diz respeito a Access Points 802.11 b e g, quanto a clientes, o padrão 802.11a é compatível tanto com 802.11b e 802.11g na maioria dos casos, já se tornando padrão na fabricação dos equipamentos. 802.11 b - Alcança uma velocidade de 11 Mbps padronizada pelo IEEE e uma velocidade de 22 Mbps, oferecida por alguns fabricantes não padronizados. Opera na frequência de 2.4 GHz. Inicialmente suporta 32 utilizadores por ponto de acesso. Um ponto negativo neste padrão é a alta interferência tanto na transmissão como na recepção de sinais, porque funcionam a 2,4 GHz equivalentes aos telefones móveis, fornos micro ondas e dispositivos Bluetooth. O aspecto positivo é o baixo preço dos seus dispositivos, a largura de banda gratuita bem como a disponibilidade gratuita em todo mundo. O 802.11b é amplamente utilizado por provedores de internet sem fio. 802.11 g - Baseia-se na compatibilidade com os dispositivos 802.11b e oferece uma velocidade de 54 Mbps. Funciona dentro da frequência de 2,4 GHz. Tem os mesmos inconvenientes do padrão 802.11b (incompatibilidades com dispositivos de diferentes fabricantes). As vantagens também são as velocidades. Usa autenticação WEP estática já aceitando outros tipos de autenticação como WPA (Wireless Protect Access) com criptografia dinâmica (método de criptografia TKIP e AES). Torna-se por vezes difícil de configurar, como Home Gateway devido à sua frequência de rádio e outros sinais que podem interferir na transmissão da rede sem fio. 802.11 n O IEEE aprovou oficialmente a versão final do padrão para redes sem fio 802.11n. Vários produtos 802.11n foram lançados no mercado antes de o padrão IEEE 802.11n ser oficialmente lançado, e estes foram projetados com base em um rascunho (draft) deste padrão. Há a possibilidade d e equipamentos IEEE 802.11n que chegaram ao mercado antes do lançamento do padrão oficial serem incompatíveis com a sua versão final. Basicamente todos os equipamentos projetados com base no rascunho 2.0 serão compatíveis com a versão final do padrão 802.11n. Além disso, os equipamentos 802.11n possivelmente precisarão de um upgrade de firmware para serem 100% compatíveis com o novo padrão. As principais especificações técnicas do padrão 802. 11n incluem: - Taxas de transferências disponíveis: de 65 Mbps a 600 Mbps. - Método de transmissão: MIMO-OFDM - Faixa de frequência: 2,4 GHz e/ou 5 GHz.

Taxa de Transferência

A velocidade de transmissão de dados para todos os usuários são de 2048MB, aproximadamente 128kb/s de transferência por credencial, mas as taxas poderão sofrer alterações/oscilações de velocidades dentre os motivos de fenômenos naturais, deslocamento, distância da Estação Rádio Base e picos de tráfego.


Horário de Funcionamento

O horário é continuo. Estará sempre disponível, exceto nos horários de provas e nos momentos de manutenção ou defeito de qualquer natureza que impessa o funcionamento da conexão).


Cobertura de Acesso (Access Point)

Toda a extensão da instituição. Podendo variar de acordo com as barreiras ou quantidade de dispositivos conectados em um mesmo ambiente.


Requisitos de Hardware

Para acessar a Rede Wi-Fi da FIC é necessário, como requisito mínimo, um dispositivo computacional equipado com PLACA DE REDE sem fio com as seguintes características mínimas:

• Compatível com a Norma IEEE 802.11a/b/g/n;
• Suporte às Normas de Segurança Padrão IEEE 802.1x.

Devido à autenticação dos usuários na Rede Wi-Fi, ser baseada na norma IEEE 802,1x, somente os dispositivos cujo Sistema Operacional tenha suporte à Norma de Segurança Padrão, poderá se conectar a rede.


Requesitos de Software

Sistemas Operacionais com suporte à Norma IEEE 802,1x:

• Windows XP ou superior;
• Mac OS X 10.3 ou superior;
• Baseados em Linux ou Android.


Configuração do Acesso

A configuração do dispositivo Wireless para aceso à rede da FIC é de inteira responsabilidade do usuário.


Modalidades de Acesso

Dentro do alcance do sinal, qualquer usuário visualizará a rede sem fio composta atualmente por 09 rádios, que estão distribuídos pela IES, à qual pode conectar-se mediante a escolha da rádio denominada FiC.

Os endereços IP’s recebidos são privados e isolados em relação ao restante da rede e são atribuídos automaticamente ou manualmente conforme configuração do dispositivo do usuário.

Ao tentar abrir qualquer página na Web, o usuário será redirecionado para a página de autenticação. Após informar suas credenciais (usuário e senha), o usuário terá o acesso liberado, com controle de acesso seguindo os padrões de categorização de páginas definidas pela Instituição.

Entende-se credenciais (usuário):

Aluno: cpf e senha
Funcionários: codigo e senha
Docente: codigo e senha


Regras gerais para usuários

O acesso à rede Wi-Fi da FIC somente será permitido aos usuários devidamente cadastrados no sistema de controle de acesso e estar devidamente matriculado junto à Instituição de Ensino Superior.

O aluno que desejar usufruir desta tecnologia, deverá preencher um formulário com as informações necessárias, uma vez preenchido e enviado, o usuário estará de acordo com as normas existentes nesta Política de Uso.

O formulário está disponível no final deste documento.

O usuário deve conhecer as regras e penalidades, sendo elas:

• Não fazer passar por outra pessoa ou dissimular sua identidade quando utilizar os recursos computacionais.
• Responsabilizar-se pela sua identidade eletrônica, senha, credencias de autenticação, autorização ou outro dispositivo de segurança, negando revelá-la a terceiros;
• Responder pelo mau uso dos recursos computacionais em quaisquer circunstâncias;
• Responder por atos que violem as regras de uso dos recursos computacionais, estando por tanto, sujeito às penalidades definidas na Política de Uso desses recursos;
• O usuário deve manter seus computadores pessoais com softwares de drivers e antivírus atualizados, conforme orientação do Administrador de Rede;
• Os usuários deverão conhecer as regras de acesso a rede Wi-Fi e estar ciente das penalidades que poderão ocorrer caso haja violação das mesmas;
• Por tratar de uma IES, a Internet terá algumas restrições de acesso.
• O sistema só permitirá apenas um único acesso por vez, ou seja, seu login e senha não podem estar logados em dois disposivos ao mesmo tempo. Para desconectar, desligue o dispositivo conectado ou acesse 192.168.0.1 para sair do sistema.

Se necessário, os usuários devem procurar o setor de Informática da FIC para maiores esclarecimentos.


Violação das Regras

Consideram-se violações de regras os seguintes itens:

• Mostrar, armazenar ou transmitir textos, imagens ou sons que possam ser considerados ofensivos ou abusivos;
• Utilizar o acesso à Internet para instigar, ameaçar ou ofender, abalar a imagem, invadir a privacidade ou prejudicar outros membros da comunidade de Internet;
• Acessar sites pornográficos, de jogos online ou quaisquer outros sites que seu conteúdo não seja informativo ou educacional;
• Acessar qualquer tipo de site durante os horários de aulas, exceto, mediante autorização do professor e que seu conteúdo seja único exclusivamente para uso educacional;
• Efetuar ou tentar qualquer tipo de acesso não autorizado aos recursos computacionais da FIC;
• Utilizar os recursos computacionais da FIC para acesso não autorizado a recursos de terceiros;
• Violar ou tentar violar os sistemas de seguranças;
• Provocar interferências em serviços de outros usuários ou o seu bloqueio, provocando congestionamentos na rede de dados, inserindo vírus ou tentando a apropriação indevida dos recursos computacionais da FIC;
• Desenvolver, manter, utilizar ou divulgar dispositivos que possam causar danos aos sistemas e às informações armazenadas, tais como criação e propagação de quaisquer tipos de vírus ou similares, criação e utilização de criptografia que causem ou tentem causar a indisponibilidade dos serviços e/ou destruição de dados, e engajar-se em ações que possam ser caracterizadas como quebra de sigilo da segurança computacional;
• Utilizar os recursos computacionais da FIC para fins comerciais ou políticos, tais como mala direta (spans) ou propaganda política, para qualquer ganho indevido, para intimidar, assediar, difamar ou aborrecer qualquer pessoa;
• Utilizar inutilmente os recursos computacionais da FIC de forma intencional.


Penalidades

O usuário é responsável por qualquer atividade a partir de sua credencial e também por seus atos no uso dos recursos computacionais oferecidos.

Assim, o mesmo responderá por qualquer ação legal apresentada à FIC e que o envolva.

O descumprimento de qualquer de um dos itens citados, o usuário estará sujeito as penalidades apresentadas a seguir:

1ª Infração: Advertência Verbal;
2ª Infração: Suspensão do Acesso Wi-Fi por período de 01 mês;
3ª Infração: Suspensão do Acesso Wi-Fi por 1 semestre;
4ª Infração: Suspensão do Acesso Wi-Fi por ano letivo;
5ª Infração: Suspensão do Acesso Wi-Fi permanente.

Caso alguma violação de regra seja identificada, através do sistema de monitoramento, o usuário será bloqueado e notificado por todos os meios de comunicação em caráter de urgência.

A violação de regra abrange os recursos computacionais, aos quais os usuários possuem acesso, portanto a suspensão do acesso poderá ser feito através de violação de regras tanto no Laboratório de Informática, quanto através da Rede Wi-Fi.


Responsabilidades

• A FIC não se responsabiliza por danos de software ou hardware causados em qualquer equipamento que utiliza o serviço de rede Wi-Fi, nem em casos de perda de dados, roubo de informações, violação de acesso, problemas em software, Sistema Operacional, queima de dispositivo, e entre outros fatores que possam impossibilitar o uso parcial ou total do equipamento em uso;
• A FIC não presta suporte nas configurações dos dispositivos de rede sem fio dos equipamentos de terceiros, assim sendo, o usuário deverá ter conhecimentos mínimos para o uso deste serviço, salvo quando o usuário permitir a autorização para verificação das configurações, que mesmo assim, serão limitadas, não permitindo os recursos avançados que possam por algum motivo inutilizar o equipamento;
• O setor de Informática da FIC é responsável e exclusivamente habilitado a realizar configurações e instalações de rádio bases que possam prover acesso à rede;
• Somente os equipamentos homologados pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) e pelo setor de Informática podem prover o acesso à rede Wi-Fi. As aquisições desses equipamentos somente poderão ser realizadas, em empresas renomadas e exclusivas para materiais de Informática;
• O setor de Informática poderá intervir e interromper os acessos que não atenderem aos requisitos desta proposta;


Considerações Finais

A rede Wi-Fi, somente garantirá acesso à internet por protocolo HTTP e HTTPS, não garantindo outras formas de acesso, portanto, alguns recursos disponíveis na Internet poderão não funcionar adequadamente.

O acesso à rede Wi-Fi só terá validade enquanto perdurar o vínculo do aluno, docente ou funcionário com a FIC.

A configuração do equipamento será de responsabilidade do usuário. Orientação sobre como proceder poderá ser obtido junto ao Departamento de Tecnologia da Informação da FIC.

O uso da Internet estará vinculado à matricula do discente, docente ou funcionário da Instituição e seu respectivo dispositivo Wi-Fi. Caso constem outros acessos e estes forem indevidos, os usuários serão notificados e as punições serão aplicadas ao infrator e também ao proprietário do equipamento.

A FIC se reserva o direito de suspender o acesso do equipamento que estiver consumindo excessivamente o link de Internet devido à existência de programas maliciosos nos equipamentos autorizados, tais como: Vírus, Spyware, Worms e entre outros.

Medidas de segurança do equipamento como Antivírus, Firewall e Antispyware são de responsabilidade do usuário. Em nenhum caso a FIC se responsabilizará por qualquer dano e/ou prejuízo que o usuário possa sofrer ao utilizar o serviço.

O usuário será o único e exclusivo responsável pelo uso deste serviço oferecido pela IES, respondendo perante as autoridades competentes com relação a qualquer crime ou prejuízo cometido em razão do uso ilegal e/ou indevido. A FIC, dentro das determinações legais e normativas aplicáveis, poderá monitorar e suspender ou cancelar, imediatamente, os serviços de Rede sem Fio, excluindo o usuário vinculado, caso constante consumo ou utilização fraudulenta e/ou indevida dos mesmos.

A FIC reserva-se o direito de, a qualquer tempo, suspender, cancelar ou alterar as configurações de acesso de Rede sem Fio, sem necessidade de aviso prévio, caso ocorra qualquer situação que impeça e/ou prejudique a execução deste serviço conforme originalmente planejado. Incluem-se nestas condições a alteração de prazos de vigência e concessão do benefício, bem como qualquer outra condição descrita no presente Regulamento.

O serviço será prestado por prazo indeterminado ou enquanto o usuário não solicitar seu cancelamento ou por critério único e exclusivo da FIC.

Este documento estará sujeito as alterações sem aviso prévio. Sendo necessário, as alterações serão comunicadas aos setores competentes e aos demais interessados.


Carlos Eduardo A. de Oliveira
Gerente de TI
Departamento de Tecnologia da Informação FIC

© Copyright FIC - UNIFAL - 2016. Todos os direitos reservados.