Ciências Contábeis

Graduação À Distância

Informações Gerais

Sumário

  1. O Curso.
  2. Áreas De Atuação.
  3. Investimento.
  4. Bolsa De Estudo Parcial
  5. Identificação Do Curso.
  6. Grau.
  7. Regime Acadêmico De Oferta.
  8. Formas De Acesso Ao Curso.
  9. Objetivo Geral
  10. Objetivos Específicos.
  11. Provas.
  12. Critérios De Avaliação.
  13. Turno De Provas Presenciais.
  14. Matriz Curricular.
  15. Justificativas Para Os Percursos Formativos Do Curso.

O CURSO

O curso a distância de Ciências Contábeis – EAD, visa formar profissionais capacitados planejamento, coordenação e controle da entrada e saída de valores de uma empresa. A graduação EAD em Ciências Contábeis fornece ferramentas necessárias para formar um contador apto para realizar pagamentos de tributos, definição de planos de investimentos e orientação de pessoas físicas ou jurídicas para abertura de empresas, além de outras atividades relacionadas. Entre os diferenciais do curso está a flexibilidade oferecida pela modalidade a distância. No curso EAD, o aluno poderá contar com estudos online e encontros presenciais. Além disso, a graduação possui professores e tutores capacitados e matriz curricular atualizada.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

A profissão do contador foi regulamentada pelo Decreto-Lei 9.295/1946, que criou o Conselho Federal de Contabilidade – CFC e definiu as atribuições do contador e do técnico de contabilidade. A referida regulamentação traz em seu texto legal que, somente poderão exercer a profissão aqueles que estiverem devidamente registrados no órgão competente do Ministério da Educação e no Conselho Regional de Contabilidade – CRC a que estiverem sujeitos.

Cabe destacar que outras resoluções posteriores emanadas pelo CFC objetivaram delinear e regulamentar a atuação do profissional contábil, com destaque para a Resolução CFC 560/83, que delimitou a atuação em comum do contador e do técnico, bem como as atribuições privativas dos contadores.

O contador pode exercer suas atividades na condição de autônomo, profissional liberal, empregado regido pela CLT, servidor público, militar, empresário individual, sócio de qualquer tipo de sociedade, diretor ou conselheiro de quaisquer entidades, ou em qualquer outra situação jurídica, podendo exercer qualquer tipo de função, conforme preceitua a Resolução CFC nº 560/83.

Para tanto, o profissional dever possuir diversas habilidades. No cenário atual, a modernização do conhecimento é uma necessidade. Como exemplo, observa-se uma demanda crescente de profissionais para o terceiro setor; outro exemplo, é a demanda por contadores com conhecimentos em contabilidade ambiental. Como fato recente, destaca-se a alteração na legislação das sociedades anônimas, que exige dos profissionais conhecimentos em contabilidade internacional, principalmente das práticas adotadas pelo International Accounting Standards Board – IASB.

O campo de atuação é muito vasto. Sua atuação está inserida da microempresa à empresa de grande porte; das atividades pastoris ao e-business. Abaixo, são citadas algumas áreas de atuação do profissional contábil:

Em empresas: planejador tributário, analista financeiro, contador geral, cargos administrativos, auditor interno, contador de custos, contador gerencial, atuário, controller, etc.

Como profissional independente (autônomo): auditor independente, consultor, empresário contábil, perito contábil, investigador de fraudes, etc.

No ensino: professor, coordenador, pesquisador, escritor, parecerista, conferencista, etc.

Em órgãos públicos: contador público, agente de fiscalização, diversos cargos de controladoria e finanças, tribunal de contas, oficial contador (forças armadas e polícia), etc.

INVESTIMENTO

Taxas: Isentas

Matrículas: Quadrimestrais Isentas (são três matrículas por ano letivo).

Anuidade: Em até no máximo 12 parcelas por ano letivo.

Forma de reajuste: Anual (obedece ao regime de ano letivo), pelo IPCA + G, (G não podendo ultrapassar a 5%).

OBS: G é um índice de governabilidade que assegura a sustentabilidade do curso, versos investimento em qualidade pedagógica e acadêmica.

Valor para a primeira anuidade bruta: R$ 4.272,00

Valor para a primeira anuidade Líquida com bolsa de estudo de 50%: R$ 2.136,00

Formas de Pagamento: Pelo Pague Seguro da UOL no próprio site www.ficunifal.edu.br.

OBS: Na matricula do quadrimestre o aluno deverá pagar, através de cartão de crédito parcelado em até quatro vezes, ou de uma só vez através de boleto ou cartão de débito, nesse último caso além dos 50% da bolsa terá mais um desconto de 5% pelo adiantamento das três parcelas do quadrimestre.

EXs:

1 - Matricula no 1º quadrimestre do ano letivo com cartão de crédito é igual a 4 parcelas de R$ 178,00, que no total do quadrimestre soma R$ 712,00.

2 - Matricula no 1º quadrimestre do ano letivo com cartão de débito ou boleto é igual a uma parcela de R$ 169,10, que no total do quadrimestre soma R$ 676,40.

A Bandeira do cartão e a forma de pagamento é de livre escolha do aluno ou responsável.

BOLSA DE ESTUDO PARCIAL

O aluno escolhe, entre: Quero Bolsa, Catho e Educa mais Brasil.

OBS: Os regulamentos e procedimentos dessas bolsas é de responsabilidade do aluno e das empresas citadas, a FICUNIFAL não tem nenhuma responsabilidade com o gerenciamento desses convênios. A FICUNIFAL é comunicada do desconto e aplica na planilha financeira do aluno o percentual concedido.

 IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

Nomenclatura do curso: Ciências Contábeis.

Titulação: Bacharelado.

Modalidade: A Distância.

Regime: Seriado Quadrimestral.

Matricula: Quadrimestral.

Último ato legal: Credenciamento pela PORTARIA CNE/MEC Nº 90, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2018 e portaria de Autorização pela PORTARIA SERES/MEC Nº 356, DE 24 DE MAIO DE 2018.

Endereço da sede da FIC: Rua Barão de Jaraguá, nº 398 - Jaraguá, CEP: 570.22-140 - Maceió, UF: AL,

Telefone: 82 3326 8069

E-mail: fic@unifal.edu.br

Localde oferta: O curso será ofertado na sede da Faculdade Figueiredo Costa – FIC

Turno de funcionamento: curso a ser ofertado é na modalidade a distância.

Carga Horária total do curso: a matriz curricular está organizada com 50 (cinquenta) disciplinas, distribuídas em 12 (doze) módulos quadrimestrais que correspondem a 3.240 horas.

Período de Integralização: mínimo de 04 (quatro) e no máximo 08 (oito) anos.

GRAU

O curso de Administração da FACULDADE FIGUEIREDO COSTA – FIC, confere o grau de: - Bacharel em Ciências Contábeis.

REGIME ACADÊMICO DE OFERTA

O Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da FIC é desenvolvido em Regime Seriado Quadrimestral, tendo como forma de ingresso o Processo Seletivo Continuado, através de Vestibular para 300 (trezentas) vagas anuais, sendo 50 (cinquenta) vagas por processo seletivo por turma. Cálculo usualmente praticado e considerando 3 (três) processos seletivos por ano (um por quadrimestre).

O candidato ou aluno deverá matricular-se, conforme Manual Acadêmico, publicado na WEB.

FORMAS DE ACESSO AO CURSO

Exame Vestibular online Agendado ou Tradicional: maiores informações acessem www.unifal.edu.br no Manual Acadêmico FIC;

Atenção: após o ingresso no curso, trancamento de matrícula só será permitido após cursar as disciplinas do modulo em curso, com aprovação, para ter direito a incluir o módulo atual no histórico escolar. Sem a aprovação das disciplinas a secretaria acadêmica não pode gerar o histórico escolar do modulo em curso;

Matrícula com isenção de vestibular: para graduados em outro curso superior, da FIC ou de outra IES;

Matrículas com isenção de vestibular: decorrentes de transferência externa, para alunos cursando cursos de graduação em outras IES;

Matrícula com isenção de vestibular: decorrente de mudança de curso, para alunos já matriculados em outro curso da FIC;

Matricula com isenção de vestibular: na utilização do ENEM (2011, 2012, ... 2017) com nota superior ou igual a 200 pontos.

OBJETIVO GERAL

Oferecer ao discente, conhecimentos teórico-práticos e habilidades técnicas inerentes à profissão que o torne capaz de produzir informações econômicas, sociais e financeiros auxiliando diversos usuários das informações contábeis na maximização de seus modelos de planejamento e tomada de decisão no que tange o registro e controle do patrimônio das entidades e suas mutações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Fazer o registro e controle do patrimônio, suas mutações e os resultados das entidades;
  • Ter compreensão técnico-científica, analítica e quantitativa da Contabilidade, suas relações econômicas, sociais e financeiras;
  • Planejar, implantar e manter os sistemas contábeis/gerenciais;
  • Evidenciar adequadamente informações contábeis/gerenciais;
  • Exercer o controle, análise e projeção de custos de atividades, produtos e serviços;
  • Realizar a Auditoria e Perícia em organizações, atividades e processos;
  • Efetuar arbitragens;
  • Conhecer as diretrizes e normas institucionais e legais.

PROVAS

Os alunos matriculados nos cursos de graduação a distância ou nos cursos presenciais, com disciplinas da grade curricular dos cursos a distância, realizarão provas presenciais aos sábados e domingos, nos turnos manhã e tarde, obedecendo a calendários pré-estabelecidos.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  • As disciplinas dos cursos de graduação na modalidade a distância serão oferecidas em módulos, e em conformidade com a estrutura curricular dos respectivos cursos.
  • A avaliação do desempenho dos estudantes em cada uma das disciplinas que compõem os módulos será realizada através de provas (avaliação somativa) e trabalhos (avaliação formativa).
  • Para os cursos de EAD são considerados trabalhos acadêmicos: provas escritas, seminários, atividades de campo e outros propostos pelos respectivos professores e aprovados pelos coordenadores de cursos.
  • Os trabalhos acadêmicos são executados dentro dos prazos fixados no calendário do curso e sem prejuízo das demais atividades.
  • O aproveitamento escolar é apurado considerando-se no máximo 3(três) graus, expressos na escala de 0 (zero) a 10 (dez), em valores inteiros ou em frações de 0,5 (cinco décimos), correspondendo a:
  • No quadrimestre, no fim do primeiro mês de aula será aplicado um exercício on-line (TD1); Ao final do segundo mês de aula será aplicado uma prova on-line (POA); Ao final do terceiro mês de aula será aplicado um exercício on-line (TD2) e Durante o quarto mês letivo será aplicada a prova Presencial (POB), todos, para cada uma das disciplinas.
  • A avaliação de desempenho do estudante será calculada através de média ponderada.
  • No cálculo da média ponderada para aferição do desempenho do estudante, os TD1, POA e TD2 terão peso, por se, e o POB terá peso 7, totalizando peso total 10.
  • A média do estudante será calculada da seguinte forma: M=[(TD1+PO1+TD2)+(7xPO2)]/10
  • Aos alunos faltosos a uma das provas presenciais, tanto a discursiva como a objetiva, ou àqueles que ensejarem melhorar seu desempenho ou, ainda, àqueles que não obtiverem média igual ou superior a 5,0 (cinco), será dado o direito de realização de uma Prova de Recuperação Presencial (PRP).
  • É vedada a substituição de nota de uma das componentes de avaliação por nota obtida em outra componente;
  • A prova optativa (PRP) é presencial e será aplicada ao final do módulo.
  • O resultado obtido na prova PRP, substituirá a nota da prova presencial (PO2), que compõem o segmento de avaliação, para o novo cálculo da média (M).
  • Apurados os resultados obtidos nas provas presenciais e nos trabalhos de disciplina, em conformidade com esse regulamento, será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver média (M), igual ou superior a 5,0 (cinco).
  • Não há segunda chamada para as três primeiras verificações (TD1, PO1 e TD2), mas apenas para a quarta (PO2), e é opção do aluno.

TURNO DE PROVAS PRESENCIAIS

ANO Percurso Formativo Módulo Disciplinas do 1º ano Letivo Datas das provas Presenciais(*)
  Mês Dezembro 2018
1º ANO Formação Inicial do Bacharel em Ciências Contábeis 1A Filosofia das Ciências Sociais 8  
Empreendedorismo   9
Prática Textual em Língua Portuguesa 15  
Introdução à Administração   16
Recuperação 22 23
Mês Abril 2019
Formação Inicial do Bacharel em Ciências Contábeis 1B Contabilidade Geral 6  
Sociologia Geral   7
Contabilidade Geral 13  
Economia   14
Recuperação 20 21
Mês Agosto 2019
Formação de Competências Multidisciplinares 1C Ética e Responsabilidade Profissional 3  
Libras - Língua Brasileira de Sinais1   4
Noções Gerais de Direito 10  
Matemática Financeira   11
  Recuperação 17 18


(*). Para alunos matriculados em setembro do ano de 2018.

OBS: A FIC TEM VESTIBULAR E MATRICULAS em janeiro, maio e setembro, portanto a cada Vestibular será divulgado uma nova TABELA DE TURNO DE PROVAS PRESENCIAIS.

MATRIZ CURRICULAR

A matriz curricular do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis a distância está organizada com 50 (cinquenta) disciplinas, distribuídas em 12 (doze) módulos, que compreendem 8 (oito) semestres letivos, à serem integralizadas no mínimo de 4 (quatro) e no máximo 8 (oito) anos. A integralização dos componentes curriculares compreende a 3.240 horas, já computadas as horas das Atividades Complementares e Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório.

Semestre Percurso Formativo Módulo Cód. Sistem Disciplinas/Conteúdos Carga Horária*
- Módulo Introdutório - - Vídeo de Boas Vindas - IES -
AP Como Estudar e Aprender a Distância -
1º ANO Formação Inicial do Bacharel em Ciências Contábeis 1A 518 Filosofia das Ciências Sociais 60
167 Empreendedorismo 60
434 Prática Textual em Língua Portuguesa 60
1274 Introdução à Administração 60
Formação Inicial do Bacharel em Ciências Contábeis 1B 1321 Contabilidade Geral 60
312 Sociologia Geral 60
1321 Contabilidade Geral 60
1328 Economia 60
Formação de Competências Multidisciplinares 1C 190 Ética e Responsabilidade Profissional 60
AP Libras - Língua Brasileira de Sinais1 30
235 Noções Gerais de Direito 60
1279 Matemática Financeira 60
SUBTOTAL 1º ANO 690
 
2º ANO Formação de Competências Multidisciplinares 2A 100710 Legislação Empresarial 60
1218 Gestão de Pessoas 60
AP Gestão do Conhecimento nas Organizações 60
292 Comunicação Empresarial 60
Gestão de Pessoas e as Relações Sociais 2B 532 Psicologia das Organizações 60
371 Comportamento Organizacional 60
100069 O Estudo dos Direitos Humanos2 e das Relações Étnico-Raciais3 30
AP Teoria da Contabilidade 60
Fundamentos da Ciência Contábil I 2C 373 / AP Fundamentos do Direito Contábil 60
191 Contabilidade Gerencial 60
741 Contabilidade Empresarial e Societária 60
756 Gestão de Empresas de Serviços Contábeis 60
SUBTOTAL DO 2º ANO 690
 
3º ANO Fundamentos da Ciência Contábil I 3A 1359 Direito Societário 60
1220 Administração Financeira e Orçamentária 60
234 Métodos Quantitativos Matemáticos 60
571 Contabilidade e Análise de Custos 60
Finanças e a Gestão Contábil 3B 755 Contabilidade das Instituições Financeiras 60
1217 Métodos Quantitativos Estatísticos 60
752 Análise das Demonstrações Contábeis 60
748 / AP Sistemas de Informações Contábeis 60
Fundamentos da Ciência Contábil II 3C 843 Contabilidade Intermediária 60
742 / 844 / AP Contabilidade e Gestão tributária 60
753 / AP Perícia Contábil e Atuária 60
100773 Educação Ambiental e Cidadania4 30
SUBTOTAL 3º ANO 690
 
4º ANO Formação de Competências para a Atuação do Contador I 4A 100010 Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico 70
AP A Atividade Contábil na Prática 60
751 Contabilidade Avançada 60
100756 Contabilidade Socioambiental 60
Formação de Competências para a Atuação do Contador II 4B 747 Contabilidade Pública 60
846 Contabilidade no Terceiro Setor 60
386 Controladoria 60
750 Auditoria e Governança corporativa 60
Formação de Competências para a Atuação do Contador II 4C 754 Contabilidade Internacional 60
AP Contabilidade Aplicada ao Agronegócio 60
AP Contabilidade Governamental 60
AP Jogos de Empresas 30
SUB TOTAL 4º ANO 700
 
Atividades Complementares Curriculares Obrigatórias 3 Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I 100
4 Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II 100
- Atividades Complementares* 270
SUBTOTAL ATIVIDADES CURRICULARES OBRIGATÓRIAS 470
TOTAL 3.240


(*)As cargas horárias informadas seguem as métricas da metodologia EAD da INSTITUIÇÃO: média de 3 horas/dia de estudo/educando/disciplina.

1. Disciplina que atende aos RLN do Instrumento de Avaliação - nº 13 - Dec. N° 5.626/2005.

2. Disciplina que atende ao Instrumento de Avaliação - Indicador 1.6. Conteúdos curriculares / RLN nº 4. - Parecer CNE/CP N° 8, de 06/03/2012, que originou a Resolução CNE/CP N° 1, de 30/05/2012.

3. Disciplina que atende ao Instrumento de Avaliação - Indicador 1.6. Conteúdos curriculares / RLN nº 3. -  Lei Nº 9.394/96, 4. Disciplina que atende ao Instrumento de Avaliação - Indicador 1.6. Conteúdos curriculares / RLN nº 16. - Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e Decreto Nº 4.281 de 25 de junho de 2002.

Obs.: o conteúdo de Cultura e Literatura Africana e Indígena, conforme prevê o Instrumento de Avaliação - Indicador 1.6. Conteúdos curriculares / RLN nº 3. - Lei Nº 9.394/96, com a redação dada pelas Leis Nº 10.639/2003 e N° 11.645/2008, e da Resolução CNE/CP N° 1/2004, fundamentada no Parecer CNE/CP Nº 3/2004; é abordado na disciplina de Relações Étnico-Raciais.

QUADRO RESUMO
Total de horas teóricas do Curso 2.770
Total de horas - Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório 200
Total de horas - Atividades Complementares* 270
Carga Horária Total** do Curso de Ciências Contábeis EAD 3.240

(*)As atividades complementares a serem desenvolvidas no decorrer do curso respeitarão as normalizações da IES. Para a integralização de matriz curricular serão contempladas 270 horas de estudos independentes, em atividades de ensino, Pesquisa e Extensão, desenvolvidos pelos acadêmicos(as) no decorrer do curso e comprovadas através de certificados/declarações junto à coordenação, sendo requisito para conclusão do mesmo.

(**)As cargas horárias informadas seguem as métricas da metodologia EAD da INSTITUIÇÃO: média de 3 horas/dia de estudo/educando/disciplina.

JUSTIFICATIVAS PARA OS PERCURSOS FORMATIVOS DO CURSO

Formação Inicial do Bacharel em Ciências Contábeis: Este percurso formativo possui conteúdos que visam o desenvolvimento de competências elementares para a formação do bacharel em ciências contábeis, de forma que o educando ao final do percurso, sinta-se preparado para o estudo das matérias ligadas ao curso e para o desenvolvimento das atividades constantes nos demais percursos.

Formação de Competências Multidisciplinares: Percurso formativo que visa proporcionar aos estudantes o conhecimento de fundamentos para a compreensão de diferentes aspectos ligados ao âmbito das organizações. Os conteúdos constantes neste percurso possuem como principal característica a interdisciplinaridade de temas para a iniciação do bacharel em ciências contáveis no contexto do ensino superior.

Gestão de Pessoas e as Relações Sociais: Neste percurso, os conteúdos abordam conceitos e fundamentos para a compreensão da gestão de pessoas ligadas ao âmbito das organizações. Os estudantes compreenderão a importância da comunicação, das relações humanas, do trabalho individual e em equipe, o que despertará uma reflexão sobre a importância das relações sociais que emergem na organização.

Fundamentos da Ciência Contábil I: Este percurso formativo tem por objetivo fundamentar o conhecimento do educando; futuro contador, com os principais conceitos da ciência contábil. Além de introduzir os princípios gerais da matéria, os conteúdos abordados aqui correlacionam-se dentro da atividade elementar contábil, respaldando o educando para a continuidade dos estudos de forma equilibrada e assistida.

Finanças e a Gestão Contábil: Percurso que tem por objetivo explanar os conceitos de finanças e da gestão contábil, que são objetos de suma importância e muito presentes na vida do contador moderno. As matérias proporcionam um entendimento amplo sobre gestão, elucidando ao educando pontos críticos sobre a matemática financeira, a contabilidade e análise de custos e as demonstrações inerentes às funções contábeis.

Fundamentos da Ciência Contábil II: Neste percurso, os conteúdos se relacionam e complementam os fundamentos abordados no 4º semestre letivo, de forma que o futuro contador alicerce seu conhecimento de forma sistêmica e interdisciplinar à atividade contábil. A partir deste percurso, espera-se que o futuro profissional de contabilidade já possua conhecimento necessário para compreender os sistemas de informação contábil e de controle gerencial, bem como, exercer atividades contábeis com certo domínio para uma tomada de decisão segura.

Formação de Competências para a Atuação do Contador I: Percurso que tem por objetivo a formação de competências para atuação de um futuro contador, com abordagem de conteúdos que visam a compreensão de diferentes aspectos e formas de atuação no ambiente organizacional.

Formação de Competências para a Atuação do Contador II: Continuação da formação das diferentes competências para atuação do profissional de contabilidade. Ao final deste percurso, espera-se que o futuro contador compreenda as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional, nos diferentes modelos de organização aos quais ele poderá atuar. Ademais, os conteúdos aqui abordados visam possibilitar um pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações e informações financeiras, patrimoniais e governamentais


Área de Atuação

Contabilidade

Mais informações

O curso a distância de Ciências Contábeis – EAD, visa formar profissionais capacitados planejamento, coordenação e controle da entrada e saída de valores de uma empresa. A graduação EAD em Ciências Contábeis fornece ferramentas necessárias para formar um

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