Administração

Graduação À Distância

Informações Gerais

Sumário

  1. O Curso
  2. Áreas De Atuação
  3. Investimento
  4. Bolsa De Estudo Parcial
  5. Identificação Do Curso
  6. Grau
  7. Regime Acadêmico De Oferta
  8. Formas De Acesso Ao Curso
  9. Objetivo Geral
  10. Objetivos Específicos
  11. Provas
  12. Critérios De Avaliação
  13. Turno De Provas Presenciais
  14. Matriz Curricular
  15. Justificativas Para Os Percursos Formativos Do Curso

O CURSO

O curso de Administração EAD da FIC deverá ter como objeto de ensino-aprendizagem a gestão de empreendimentos, organizações públicas ou privadas, no seu aspecto mais atual, com um conceito amplo que busca englobar a cadeia produtiva sob diferentes setores. A presente proposta de ensino-aprendizagem surge a partir de uma tendência do mercado mundial, que vem apontando a área de gestão como um dos campos de trabalho mais promissores da atualidade.

Levando em conta as características de sua localização geográfica, o curso deve buscar formar um profissional de administração com competências técnico-científicas para intervir de forma proativa nos setores que atuarão, de maneira a serem inseridos no mercado, através de estudos e pesquisas na área de administração.

Para tanto, o currículo do curso estará voltado para a formação de profissionais com habilidades de organizar, dirigir, projetar, planejar e reestruturar os modelos organizacionais pré-existentes, na busca efetiva de desenvolvê-los para o atendimento do mercado nacional e internacional, para que o egresso possa contribuir para o crescimento econômico da região e do país.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

A profissão de Administrador é regida pela “Lei Nº 4.769, de 09 de setembro de 1965” e regulamentada pelo Decreto-Lei nº 61.934, de 22.12.1967, a regulamentação da Lei nº 4.769/65, no seu capítulo II, artigo 3º, estabelece as seguintes atividades profissionais para o Administrador:

  • Elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos em que se exija aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização;
  • Pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de administração geral, como administração e seção de pessoal, organização, análise, métodos e programas de trabalho, orçamento, administração de material e financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que estes se desdobrem ou com os quais sejam conexos;
  • Exercícios de funções e cargos de Administrador do Serviço Público Federal, Estadual, Municipal, Autárquico, Sociedades de Economia Mista, empresas estatais, paraestatais e privadas, em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido;
  • Exercício de funções de chefia ou direção intermediária ou superior, assessoramento e consultoria em órgãos, ou seus compartimentos, da Administração pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração;
  • O magistério em matérias técnicas do campo da administração e organização.

INVESTIMENTO

Taxas: Isentas

Matriculas: Quadrimestrais Isentas (são três matrículas por ano letivo).

Anuidade: Em até no máximo 12 parcelas por ano letivo.

Forma de reajuste: Anual (obedece ao regime de ano letivo), pelo IPCA + G, (G não podendo ultrapassar a 5%).

OBS: G é um índice de governabilidade que assegura a sustentabilidade do curso, versos investimento em qualidade pedagógica e acadêmica.

Valor para a primeira anuidade bruta: R$ 4.272,00

Valor para a primeira anuidade Líquida com bolsa de estudo de 50%: R$ 2.136,00

Formas de Pagamento: Pelo Pague Seguro da UOL no próprio site www.ficunifal.edu.br.

OBS: Na matricula do quadrimestre o aluno deverá pagar, através de cartão de crédito parcelado em até quatro vezes, ou de uma só vez através de boleto ou cartão de débito, nesse último caso além dos 50% da bolsa terá mais um desconto de 5% pelo adiantamento das três parcelas do quadrimestre.

EXs:

1 - Matricula no 1º quadrimestre do ano letivo com cartão de crédito é igual a 4 parcelas de R$ 178,00, que no total do quadrimestre soma R$ 712,00.

2 - Matricula no 1º quadrimestre do ano letivo com cartão de débito ou boleto é igual a uma parcela de R$ 169,10, que no total do quadrimestre soma R$ 676,40.

A Bandeira do cartão e a forma de pagamento é de livre escolha do aluno ou responsável.

BOLSA DE ESTUDO PARCIAL

O aluno escolhe, entre: Quero Bolsa, Catho e Educa mais Brasil.

OBS: Os regulamentos e procedimentos dessas bolsas é de responsabilidade do aluno e das empresas citadas, a FICUNIFAL não tem nenhuma responsabilidade com o gerenciamento desses convênios. A FICUNIFAL é comunicada do desconto e aplica na planilha financeira do aluno o percentual concedido.

 IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

Nomenclatura do curso: Administração.

Titulação: Bacharelado.

Modalidade: A Distância.

Regime: Seriado Quadrimestral.

Matricula: quadrimestral.

Último ato legal: Credenciamento pela PORTARIA CNE/MEC Nº 90, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2018 e portaria de Autorização pela PORTARIA SERES/MEC Nº 356, DE 24 DE MAIO DE 2018.

Endereço da sede da FIC: Rua Barão de Jaraguá, nº 398 - Jaraguá, CEP: 570.22-140 - Maceió, UF: AL,

Telefone: 82 3326 8069

E-mail: fic@unifal.edu.br

Localde oferta: O curso será ofertado na sede da Faculdade Figueiredo Costa – FIC

Turno de funcionamento: curso a ser ofertado é na modalidade a distância.

Carga Horária total do curso: a matriz curricular está organizada com 50 (cinquenta) disciplinas, distribuídas em 12 (doze) módulos quadrimestrais que correspondem a 3.240 horas.

Período de Integralização: mínimo de 04 (quatro) e no máximo 08 (oito) anos.

GRAU

O curso de Administração da FACULDADE FIGUEIREDO COSTA – FIC, confere o grau de: - Bacharel em Administração.

REGIME ACADÊMICO DE OFERTA

O Curso de Bacharelado em Administração da FIC é desenvolvido em Regime Seriado Quadrimestral, tendo como forma de ingresso o Processo Seletivo Continuado, através de Vestibular para 300 (trezentas) vagas anuais, sendo 50 (cinquenta) vagas por processo seletivo por turma. Cálculo usualmente praticado e considerando 3 (três) processos seletivos por ano (um por quadrimestre).

O candidato ou aluno deverá matricular-se, conforme Manual Acadêmico, publicado na WEB.

FORMAS DE ACESSO AO CURSO

Exame Vestibular online Agendado ou Tradicional: maiores informações acessem www.unifal.edu.br no Manual Acadêmico FIC;

Atenção: após o ingresso no curso, trancamento de matrícula só será permitido após cursar as disciplinas do modulo em curso com aprovação, para ter direito a incluir o módulo atual no histórico escolar. Sem a aprovação das disciplinas a secretaria acadêmica não pode gerar o histórico escolar do modulo em curso;

Matrícula com isenção de vestibular: para graduados em outro curso superior, da FIC ou de outra IES;

Matrículas com isenção de vestibular: decorrentes de transferência externa, para alunos cursando cursos de graduação em outras IES;

Matrícula com isenção de vestibular: decorrente de mudança de curso, para alunos já matriculados em outro curso da FIC;

Matricula com isenção de vestibular: na utilização do ENEM (2011, 2012, ... 2017) com nota superior ou igual a 200 pontos.

OBJETIVO GERAL

Formar administradores com a compreensão da ciência e da arte administrativa, de maneira a desenvolver líderes com visão sistêmica, humanística, de caráter empreendedor com capacidade de tomar decisões efetivas num cenário de mudanças e contribuir para o desenvolvimento econômico com responsabilidade social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Em consonância como o objetivo geral, o Curso de Administração tem como objetivos específicos:

Desenvolver as habilidades necessárias ao gerenciamento, planejamento, controle e organização dos setores ligados à administração;

Desenvolver no profissional de administração a capacidade de atuar de forma interativa em prol de objetivos comuns, para obter a participação dos trabalhadores nos processos das organizações e eficiência produtiva;

Propiciar visão generalista e multifuncional para atender as expectativas da dinâmica do mercado e da realidade do cenário local, regional e mundial;

Incentivar a Iniciação Científica na área de Administração, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e desse modo, promover o entendimento do homem e do meio em que vive;

Prestar serviços específicos à comunidade e estabelecer com esta, uma relação de reciprocidade e de transformação, através do conhecimento adquirido;

Promover a sinergia entre as disciplinas, bem como com outros cursos e com a comunidade;

Promover articulação entre o ensino, pesquisa e extensão adequados à realidade regional e à produção de um saber que promova a transformação sob a perspectiva da justiça social.

PROVAS

Os alunos matriculados nos cursos de graduação a distância ou nos cursos presenciais, com disciplinas da grade curricular dos cursos a distância, realizarão provas presenciais aos sábados e domingos, nos turnos manhã e tarde, obedecendo a calendários pré-estabelecidos.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  • As disciplinas dos cursos de graduação na modalidade a distância serão oferecidas em módulos, e em conformidade com a estrutura curricular dos respectivos cursos.
  • A avaliação do desempenho dos estudantes em cada uma das disciplinas que compõem os módulos será realizada através de provas (avaliação somativa) e trabalhos (avaliação formativa).
  • Para os cursos de EAD são considerados trabalhos acadêmicos: provas escritas, seminários, atividades de campo e outros propostos pelos respectivos professores e aprovados pelos coordenadores de cursos.
  • Os trabalhos acadêmicos são executados dentro dos prazos fixados no calendário do curso e sem prejuízo das demais atividades.
  • O aproveitamento escolar é apurado considerando-se no máximo 3(três) graus, expressos na escala de 0 (zero) a 10 (dez), em valores inteiros ou em frações de 0,5 (cinco décimos), correspondendo a:
  • No quadrimestre, no fim do primeiro mês de aula será aplicado um exercício on-line (TD1); Ao final do segundo mês de aula será aplicado uma prova on-line (POA); Ao final do terceiro mês de aula será aplicado um exercício on-line (TD2) e Durante o quarto mês letivo será aplicada a prova Presencial (POB), todos, para cada uma das disciplinas.
  • A avaliação de desempenho do estudante será calculada através de média ponderada.
  • No cálculo da média ponderada para aferição do desempenho do estudante, os TD1, POA e TD2 terão peso, por se, e o POB terá peso 7, totalizando peso total 10.
  • A média do estudante será calculada da seguinte forma: M=[(TD1+PO1+TD2)+(7xPO2)]/10
  • Aos alunos faltosos a uma das provas presenciais, tanto a discursiva como a objetiva, ou àqueles que ensejarem melhorar seu desempenho ou, ainda, àqueles que não obtiverem média igual ou superior a 5,0 (cinco), será dado o direito de realização de uma Prova de Recuperação Presencial (PRP).
  • É vedada a substituição de nota de uma das componentes de avaliação por nota obtida em outra componente;
  • A prova optativa (PRP) é presencial e será aplicada ao final do módulo.
  • O resultado obtido na prova PRP, substituirá a nota da prova presencial (PO2), que compõem o segmento de avaliação, para o novo cálculo da média (M).
  • Apurados os resultados obtidos nas provas presenciais e nos trabalhos de disciplina, em conformidade com esse regulamento, será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver média (M), igual ou superior a 5,0 (cinco).
  • Não há segunda chamada para as três primeiras verificações (TD1, PO1 e TD2), mas apenas para a quarta (PO2), e é opção do aluno.

TURNO DE PROVAS PRESENCIAIS

ANO

Percurso Formativo

Módulo

Disciplinas do 1º ano Letivo

Datas das provas

Presenciais(*)

 

Mês

Dezembro

2018

1º ANO

Formação Inicial em Administração

1A

Filosofia das Ciências Sociais

8

 

Empreendedorismo

 

9

Prática Textual em Língua Portuguesa

15

 

Introdução à Administração

 

16

Recuperação

22

23

Mês

Abril

2019

Formação Inicial e Competências Multidisciplinares

1B

Economia

6

 

Contabilidade Geral

 

7

Sociologia Geral

13

 

Ética e Responsabilidade profissional

 

14

Recuperação

20

21

Mês

Agosto

2019

Competências

Multidisciplinares e Gestão de Pessoas

1C

Noções Gerais de Direito

3

 

Matemática Financeira

 

4

Legislação Empresarial

10

 

Gestão de Pessoas

 

11

 

Recuperação

17

18

(*). Para alunos matriculados em setembro do ano de 2018.

OBS: A FIC TEM VESTIBULAR E MATRICULAS em janeiro, maio e setembro, portanto a cada Vestibular será divulgado uma nova TABELA DE TURNO DE PROVAS PRESENCIAIS.

MATRIZ CURRICULAR

A matriz curricular do curso de Bacharelado em Administração a distância está organizada com 50 (cinquenta) disciplinas, distribuídas em 12 (deze) módulos, que compreendem 4 (quatro) anos letivos, à serem integralizadas no mínimo de 4 (quatro) e no máximo 8 (oito) anos. A integralização dos componentes curriculares compreende um total de 3.240 horas, já computadas as horas das Atividades Complementares e Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório.

ANO

Percurso Formativo

Módulo

Cód. Sistema

Disciplinas/Conteúdos

Carga

Horária*

-

Módulo Introdutório

-

-

Vídeo de Boas Vindas - IES

-

AP

Como Estudar e Aprender a Distância

-

1º ANO

Formação Inicial em Administração

1A

518

Filosofia das Ciências Sociais

60

167

Empreendedorismo

60

434

Prática Textual em Língua Portuguesa

60

1274

Introdução à Administração

60

Formação Inicial e Competências Multidisciplinares

1B

1328

Economia

60

1321

Contabilidade Geral

60

312

Sociologia Geral

60

190

Ética e Responsabilidade profissional

60

Competências

Multidisciplinares e Gestão de Pessoas

1C

235

Noções Gerais de Direito

60

1279

Matemática Financeira

60

100710

Legislação Empresarial

60

1218

Gestão de Pessoas

60

SUBTOTAL DE HORAS DO 1º ANO

720

 

2º ANO

Gestão de Pessoas e as Relações Sociais

2A

AP

Gestão do Conhecimento

Nas Organizações

60

292

Comunicação Empresarial

60

532

Psicologia das Organizações

60

371

Comportamento Organizacional

60

Fundamentos em Administração I

2B

100069

O Estudo dos Direitos Humanos2

e das Relações Étnico-Raciais3

30

531

Teorias da Administração

60

368

Estratégia Empresarial

60

568

Ética nos Negócios

60

Finanças e Contabilidade

2C

290

Negociação Empresarial

60

509

Direito do Trabalho

60

367

Sistemas de Informações Gerenciais

60

293

Finanças Corporativas

60

SUB TOTAL DE HORAS DO 2º ANO

690

 

3º ANO

 

Finanças e Contabilidade

3A

650

Administração Financeira e Orçamentária

60

234

Métodos Quantitativos Matemáticos

60

571

Contabilidade e Análise de Custos

60

1217

Métodos Quantitativos Estatísticos

60

Fundamentos em Administração II Administração Estratégica

3B

579

Direito Tributário

60

651

Elaboração e Análise de Projetos

60

171

Planejamento Estratégico

60

570

Organização, Sistemas e Métodos

60

Administração e Produção

3C

157

Educação Ambiental e Cidadania4

30

653

Administração da Pequena e Média

Empresa

60

100010

Metodologia da Pesquisa e do Trabalho

Científico

70

652

Administração de Produção

60

SUB TOTAL DE HORAS DO 3º ANO

700

 

4º ANO

Operações e Logística

4A

510

Logística empresarial

60

647

Administração de Material e Patrimônio

60

511

Clusters e Redes de Negócios

60

649

Gestão da Qualidade Total

60

Marketing e Administração mercadológica

4B

654

Administração de Mercado Exterior

60

126

Comportamento do Consumidor

60

648

Administração de Marketing

60

1043

Administração de Vendas

60

Decisões Empresariais

4C

391

Mercado de Capitais

60

389

Análise e Decisão de Investimentos

60

AP

Jogos de Empresas

30

AP

Libras - Língua Brasileira de Sinais1

30

SUB TOTAL DE HORAS DO 4º ANO

660

 

Atividades Complementares Curriculares Obrigatórias

3

-

Estágio Curricular Supervisionado

Obrigatório I

100

4

-

Estágio Curricular Supervisionado

Obrigatório II

100

-

-

Atividades Complementares*

270

SUBTOTAL ATIVIDADES CURRICULARES OBRIGATÓRIAS

470

TOTAL

3.240

(*)As cargas horárias informadas seguem as métricas da metodologia EAD da INSTITUIÇÃO: média de 3 horas/dia de estudo/educando/disciplina.

1. Disciplina que atende aos RLN do Instrumento de Avaliação - nº 13 - Dec. N° 5.626/2005.

2. Disciplina que atende ao Instrumento de Avaliação - Indicador 1.6. Conteúdos curriculares / RLN nº 4. - Parecer CNE/CP N° 8, de 06/03/2012, que originou a Resolução CNE/CP N° 1, de 30/05/2012.

3. Disciplina que atende ao Instrumento de Avaliação - Indicador 1.6. Conteúdos curriculares / RLN nº 3. -  Lei Nº 9.394/96, 4. Disciplina que atende ao Instrumento de Avaliação - Indicador 1.6. Conteúdos curriculares / RLN nº 16. - Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e Decreto Nº 4.281 de 25 de junho de 2002.

Obs.: o conteúdo de Cultura e Literatura Africana e Indígena, conforme prevê o Instrumento de Avaliação - Indicador 1.6. Conteúdos curriculares / RLN nº 3. - Lei Nº 9.394/96, com a redação dada pelas Leis Nº 10.639/2003 e N° 11.645/2008, e da Resolução CNE/CP N° 1/2004, fundamentada no Parecer CNE/CP Nº 3/2004; é abordado na disciplina de Relações Étnico-Raciais.

QUADRO RESUMO

Total de horas teóricas do Curso

2.770

Total de horas - Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório

200

Total de horas - Atividades Complementares*

270

CARGA HORÁRIA TOTAL** DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EAD

3.240

(*)As atividades complementares a serem desenvolvidas no decorrer do curso respeitarão as normalizações da IES. Para a integralização de matriz curricular serão contempladas 270 horas de estudos independentes, em atividades de ensino, Pesquisa e Extensão, desenvolvidos pelos acadêmicos(as) no decorrer do curso e comprovadas através de certificados/declarações junto à coordenação, sendo requisito para conclusão do mesmo.

(**)As cargas horárias informadas seguem as métricas da metodologia EAD da INSTITUIÇÃO: média de 3 horas/dia de estudo/educando/disciplina.

JUSTIFICATIVAS PARA OS PERCURSOS FORMATIVOS DO CURSO

Formação Inicial do Bacharel em Administração: Este percurso formativo possui conteúdos que visam o desenvolvimento de competências elementares para a formação do bacharel em administração, de forma que o educando; ao final do percurso, sinta-se preparado para o estudo das matérias ligadas ao curso e para o desenvolvimento das atividades constantes nos demais percursos.

Formação de Competências Multidisciplinares: Percurso formativo que visa proporcionar aos estudantes o conhecimento de fundamentos para a compreensão de diferentes aspectos ligados ao âmbito das organizações. Os conteúdos constantes neste percurso possuem como principal característica a interdisciplinaridade de temas para a iniciação do bacharel em administração no contexto do ensino superior.

Gestão de Pessoas e as Relações Sociais: Neste percurso, os conteúdos abordam conceitos e fundamentos para a compreensão da gestão de pessoas ligadas ao âmbito das organizações. Os estudantes compreenderão a importância da comunicação, das relações humanas, do trabalho individual e em equipe, o que despertará uma reflexão sobre a importância das relações sociais que emergem na organização.

Fundamentos em Administração I: Este percurso formativo tem por objetivo fundamentar o conhecimento do educando; futuro administrador, com os principais conceitos da administração. Além de introduzir os princípios gerais da matéria, os conteúdos abordados aqui correlacionam-se de forma que o educando percorra entre as teorias clássicas, contemporâneas, modernas e organizacionais.

Finanças e Contabilidade: Percurso que tem por objetivo explanar os conceitos de finanças e de contabilidade, que são objetos de suma importância e muito presentes na vida do administrador. As matérias proporcionam um entendimento amplo sobre a gestão nas organizações, elucidando ao educando pontos críticos da sobre a gestão de riscos, governança e compliance e a gestão de caixa e controle de custos.

Fundamentos em Administração II: Neste percurso, os conteúdos se relacionam e complementam os fundamentos abordados nos módulos anteriores, de forma que o futuro administrador alicerce seu conhecimento acerca do ambiente organizacional. A partir daqui espera-se então do futuro administrador a pensar no longo prazo, empregando os conceitos do planejamento estratégico e das demais matérias abordadas como diferenciais competitivos para uma gestão diferenciada e eficiente.

Operações e Logística: Este percurso tem por objetivo preparar o educando para o controle e gerenciamento de sistemas de operações logísticas como apoio à gestão empresarial. Os conteúdos abordados aqui visam explanar de uma forma abrangente ao futuro administrador como o uso das ferramentas corretas auxiliam na tomada de decisões, proporcionado aumento da produtividade e a minimização dos custos logísticos.

Marketing e Administração Mercadológica: Percurso que encerra o programa abordando de forma consistente e objetiva os principais fundamentos do marketing, seus entendimentos e aplicações no âmbito da administração. Os conteúdos abordados visam refinar todo o conhecimento até então adquirido; mas principalmente, proporcionarão o conhecimento acerca da competitividade e da legitimidade frente às transformações que vem ocorrendo no âmbito interno e externo das organizações.


Área de Atuação

Administração

Mais informações

O curso de Administração EAD da FIC deverá ter como objeto de ensino-aprendizagem a gestão de empreendimentos, organizações públicas ou privadas, no seu aspecto mais atual, com um conceito amplo que busca englobar a cadeia produtiva sob diferentes setores

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