Administração

Graduação À Distância

Informações Gerais

Sumário

  1. O Curso
  2. Áreas De Atuação
  3. Investimento
  4. Bolsa De Estudo Parcial
  5. Identificação Do Curso
  6. Grau
  7. Regime Acadêmico De Oferta
  8. Formas De Acesso Ao Curso
  9. Objetivo Geral
  10. Objetivos Específicos
  11. Provas
  12. Critérios De Avaliação
  13. Turno De Provas Presenciais
  14. Matriz Curricular
  15. Justificativas Para Os Percursos Formativos Do Curso

O CURSO

O curso de Administração EAD da FIC deverá ter como objeto de ensino-aprendizagem a gestão de empreendimentos, organizações públicas ou privadas, no seu aspecto mais atual, com um conceito amplo que busca englobar a cadeia produtiva sob diferentes setores. A presente proposta de ensino-aprendizagem surge a partir de uma tendência do mercado mundial, que vem apontando a área de gestão como um dos campos de trabalho mais promissores da atualidade.

Levando em conta as características de sua localização geográfica, o curso deve buscar formar um profissional de administração com competências técnico-científicas para intervir de forma proativa nos setores que atuarão, de maneira a serem inseridos no mercado, através de estudos e pesquisas na área de administração.

Para tanto, o currículo do curso estará voltado para a formação de profissionais com habilidades de organizar, dirigir, projetar, planejar e reestruturar os modelos organizacionais pré-existentes, na busca efetiva de desenvolvê-los para o atendimento do mercado nacional e internacional, para que o egresso possa contribuir para o crescimento econômico da região e do país.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

A profissão de Administrador é regida pela “Lei Nº 4.769, de 09 de setembro de 1965” e regulamentada pelo Decreto-Lei nº 61.934, de 22.12.1967, a regulamentação da Lei nº 4.769/65, no seu capítulo II, artigo 3º, estabelece as seguintes atividades profissionais para o Administrador:

  • Elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos em que se exija aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização;
  • Pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de administração geral, como administração e seção de pessoal, organização, análise, métodos e programas de trabalho, orçamento, administração de material e financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que estes se desdobrem ou com os quais sejam conexos;
  • Exercícios de funções e cargos de Administrador do Serviço Público Federal, Estadual, Municipal, Autárquico, Sociedades de Economia Mista, empresas estatais, paraestatais e privadas, em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido;
  • Exercício de funções de chefia ou direção intermediária ou superior, assessoramento e consultoria em órgãos, ou seus compartimentos, da Administração pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração;
  • O magistério em matérias técnicas do campo da administração e organização.

INVESTIMENTO

Taxas: Isentas

Matriculas: Quadrimestrais Isentas (são três matrículas por ano letivo).

Anuidade: Em até no máximo 12 parcelas por ano letivo.

Forma de reajuste: Anual (obedece ao regime de ano letivo), pelo IPCA + G, (G não podendo ultrapassar a 5%).

OBS: G é um índice de governabilidade que assegura a sustentabilidade do curso, versos investimento em qualidade pedagógica e acadêmica.

Valor para a primeira anuidade bruta: R$ 4.272,00

Valor para a primeira anuidade Líquida com bolsa de estudo de 50%: R$ 2.136,00

Formas de Pagamento: Pelo Pague Seguro da UOL no próprio site www.ficunifal.edu.br.

OBS: Na matricula do quadrimestre o aluno deverá pagar, através de cartão de crédito parcelado em até quatro vezes, ou de uma só vez através de boleto ou cartão de débito, nesse último caso além dos 50% da bolsa terá mais um desconto de 5% pelo adiantamento das três parcelas do quadrimestre.

EXs:

1 - Matricula no 1º quadrimestre do ano letivo com cartão de crédito é igual a 4 parcelas de R$ 178,00, que no total do quadrimestre soma R$ 712,00.

2 - Matricula no 1º quadrimestre do ano letivo com cartão de débito ou boleto é igual a uma parcela de R$ 169,10, que no total do quadrimestre soma R$ 676,40.

A Bandeira do cartão e a forma de pagamento é de livre escolha do aluno ou responsável.

BOLSA DE ESTUDO PARCIAL

O aluno escolhe, entre: Quero Bolsa, Catho e Educa mais Brasil.

OBS: Os regulamentos e procedimentos dessas bolsas é de responsabilidade do aluno e das empresas citadas, a FICUNIFAL não tem nenhuma responsabilidade com o gerenciamento desses convênios. A FICUNIFAL é comunicada do desconto e aplica na planilha financeira do aluno o percentual concedido.

 IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

Nomenclatura do curso: Administração.

Titulação: Bacharelado.

Modalidade: A Distância.

Regime: Seriado Quadrimestral.

Matricula: quadrimestral.

Último ato legal: Credenciamento pela PORTARIA CNE/MEC Nº 90, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2018 e portaria de Autorização pela PORTARIA SERES/MEC Nº 356, DE 24 DE MAIO DE 2018.

Endereço da sede da FIC: Rua Barão de Jaraguá, nº 398 - Jaraguá, CEP: 570.22-140 - Maceió, UF: AL,

Telefone: 82 3326 8069

E-mail: fic@unifal.edu.br

Localde oferta: O curso será ofertado na sede da Faculdade Figueiredo Costa – FIC

Turno de funcionamento: curso a ser ofertado é na modalidade a distância.

Carga Horária total do curso: a matriz curricular está organizada com 50 (cinquenta) disciplinas, distribuídas em 12 (doze) módulos quadrimestrais que correspondem a 3.240 horas.

Período de Integralização: mínimo de 04 (quatro) e no máximo 08 (oito) anos.

GRAU

O curso de Administração da FACULDADE FIGUEIREDO COSTA – FIC, confere o grau de: - Bacharel em Administração.

REGIME ACADÊMICO DE OFERTA

O Curso de Bacharelado em Administração da FIC é desenvolvido em Regime Seriado Quadrimestral, tendo como forma de ingresso o Processo Seletivo Continuado, através de Vestibular para 300 (trezentas) vagas anuais, sendo 50 (cinquenta) vagas por processo seletivo por turma. Cálculo usualmente praticado e considerando 3 (três) processos seletivos por ano (um por quadrimestre).

O candidato ou aluno deverá matricular-se, conforme Manual Acadêmico, publicado na WEB.

FORMAS DE ACESSO AO CURSO

Exame Vestibular online Agendado ou Tradicional: maiores informações acessem www.unifal.edu.br no Manual Acadêmico FIC;

Atenção: após o ingresso no curso, trancamento de matrícula só será permitido após cursar as disciplinas do modulo em curso com aprovação, para ter direito a incluir o módulo atual no histórico escolar. Sem a aprovação das disciplinas a secretaria acadêmica não pode gerar o histórico escolar do modulo em curso;

Matrícula com isenção de vestibular: para graduados em outro curso superior, da FIC ou de outra IES;

Matrículas com isenção de vestibular: decorrentes de transferência externa, para alunos cursando cursos de graduação em outras IES;

Matrícula com isenção de vestibular: decorrente de mudança de curso, para alunos já matriculados em outro curso da FIC;

Matricula com isenção de vestibular: na utilização do ENEM (2011, 2012, ... 2017) com nota superior ou igual a 200 pontos.

OBJETIVO GERAL

Formar administradores com a compreensão da ciência e da arte administrativa, de maneira a desenvolver líderes com visão sistêmica, humanística, de caráter empreendedor com capacidade de tomar decisões efetivas num cenário de mudanças e contribuir para o desenvolvimento econômico com responsabilidade social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Em consonância como o objetivo geral, o Curso de Administração tem como objetivos específicos:

Desenvolver as habilidades necessárias ao gerenciamento, planejamento, controle e organização dos setores ligados à administração;

Desenvolver no profissional de administração a capacidade de atuar de forma interativa em prol de objetivos comuns, para obter a participação dos trabalhadores nos processos das organizações e eficiência produtiva;

Propiciar visão generalista e multifuncional para atender as expectativas da dinâmica do mercado e da realidade do cenário local, regional e mundial;

Incentivar a Iniciação Científica na área de Administração, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e desse modo, promover o entendimento do homem e do meio em que vive;

Prestar serviços específicos à comunidade e estabelecer com esta, uma relação de reciprocidade e de transformação, através do conhecimento adquirido;

Promover a sinergia entre as disciplinas, bem como com outros cursos e com a comunidade;

Promover articulação entre o ensino, pesquisa e extensão adequados à realidade regional e à produção de um saber que promova a transformação sob a perspectiva da justiça social.

PROVAS

Os alunos matriculados nos cursos de graduação a distância ou nos cursos presenciais, com disciplinas da grade curricular dos cursos a distância, realizarão provas presenciais aos sábados e domingos, nos turnos manhã e tarde, obedecendo a calendários pré-estabelecidos.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  • As disciplinas dos cursos de graduação na modalidade a distância serão oferecidas em módulos, e em conformidade com a estrutura curricular dos respectivos cursos.
  • A avaliação do desempenho dos estudantes em cada uma das disciplinas que compõem os módulos será realizada através de provas (avaliação somativa) e trabalhos (avaliação formativa).
  • Para os cursos de EAD são considerados trabalhos acadêmicos: provas escritas, seminários, atividades de campo e outros propostos pelos respectivos professores e aprovados pelos coordenadores de cursos.
  • Os trabalhos acadêmicos são executados dentro dos prazos fixados no calendário do curso e sem prejuízo das demais atividades.
  • O aproveitamento escolar é apurado considerando-se no máximo 3(três) graus, expressos na escala de 0 (zero) a 10 (dez), em valores inteiros ou em frações de 0,5 (cinco décimos), correspondendo a:
  • No quadrimestre, no fim do primeiro mês de aula será aplicado um exercício on-line (TD1); Ao final do segundo mês de aula será aplicado uma prova on-line (POA); Ao final do terceiro mês de aula será aplicado um exercício on-line (TD2) e Durante o quarto mês letivo será aplicada a prova Presencial (POB), todos, para cada uma das disciplinas.
  • A avaliação de desempenho do estudante será calculada através de média ponderada.
  • No cálculo da média ponderada para aferição do desempenho do estudante, os TD1, POA e TD2 terão peso, por se, e o POB terá peso 7, totalizando peso total 10.
  • A média do estudante será calculada da seguinte forma: M=[(TD1+PO1+TD2)+(7xPO2)]/10
  • Aos alunos faltosos a uma das provas presenciais, tanto a discursiva como a objetiva, ou àqueles que ensejarem melhorar seu desempenho ou, ainda, àqueles que não obtiverem média igual ou superior a 5,0 (cinco), será dado o direito de realização de uma Prova de Recuperação Presencial (PRP).
  • É vedada a substituição de nota de uma das componentes de avaliação por nota obtida em outra componente;
  • A prova optativa (PRP) é presencial e será aplicada ao final do módulo.
  • O resultado obtido na prova PRP, substituirá a nota da prova presencial (PO2), que compõem o segmento de avaliação, para o novo cálculo da média (M).
  • Apurados os resultados obtidos nas provas presenciais e nos trabalhos de disciplina, em conformidade com esse regulamento, será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver média (M), igual ou superior a 5,0 (cinco).
  • Não há segunda chamada para as três primeiras verificações (TD1, PO1 e TD2), mas apenas para a quarta (PO2), e é opção do aluno.

TURNO DE PROVAS PRESENCIAIS

ANO Percurso Formativo Módulo Disciplinas do 1º ano Letivo Datas das provas Presenciais(*)
  Mês Dezembro 2018
1º ANO Formação Inicial em Administração 1A Filosofia das Ciências Sociais 8  
Empreendedorismo   9
Prática Textual em Língua Portuguesa 15  
Introdução à Administração   16
Recuperação 22 23
Mês Abril 2019
Formação Inicial e Competências Multidisciplinares 1B Economia 6  
Contabilidade Geral   7
Sociologia Geral 13  
Ética e Responsabilidade profissional   14
Recuperação 20 21
Mês Agosto 2019
Competências Multidisciplinares e Gestão de Pessoas 1C Noções Gerais de Direito 3  
Matemática Financeira   4
Legislação Empresarial 10  
Gestão de Pessoas   11
  Recuperação 17 18

(*). Para alunos matriculados em setembro do ano de 2018.

OBS: A FIC TEM VESTIBULAR E MATRICULAS em janeiro, maio e setembro, portanto a cada Vestibular será divulgado uma nova TABELA DE TURNO DE PROVAS PRESENCIAIS.

MATRIZ CURRICULAR

A matriz curricular do curso de Bacharelado em Administração a distância está organizada com 50 (cinquenta) disciplinas, distribuídas em 12 (doze) módulos, que compreendem 4 (quatro) anos letivos, à serem integralizadas no mínimo de 4 (quatro) e no máximo 8 (oito) anos. A integralização dos componentes curriculares compreende um total de 3.240 horas, já computadas as horas das Atividades Complementares e Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório.

ANO Percurso Formativo Módulo Cód. Sistema Disciplinas/Conteúdos Carga Horária*
- Módulo Introdutório - - Vídeo de Boas Vindas - IES -
AP Como Estudar e Aprender a Distância -
1º ANO Formação Inicial em Administração 1A 518 Filosofia das Ciências Sociais 60
167 Empreendedorismo 60
434 Prática Textual em Língua Portuguesa 60
1274 Introdução à Administração 60
Formação Inicial e Competências Multidisciplinares 1B 1328 Economia 60
1321 Contabilidade Geral 60
312 Sociologia Geral 60
190 Ética e Responsabilidade profissional 60
Competências Multidisciplinares e Gestão de Pessoas 1C 235 Noções Gerais de Direito 60
1279 Matemática Financeira 60
100710 Legislação Empresarial 60
1218 Gestão de Pessoas 60
SUBTOTAL DE HORAS DO 1º ANO 720
 
2º ANO Gestão de Pessoas e as Relações Sociais 2A AP Gestão do Conhecimento Nas Organizações 60
292 Comunicação Empresarial 60
532 Psicologia das Organizações 60
371 Comportamento Organizacional 60
Fundamentos em Administração I 2B 100069 O Estudo dos Direitos Humanos2 e das Relações Étnico-Raciais3 30
531 Teorias da Administração 60
368 Estratégia Empresarial 60
568 Ética nos Negócios 60
Finanças e Contabilidade 2C 290 Negociação Empresarial 60
509 Direito do Trabalho 60
367 Sistemas de Informações Gerenciais 60
293 Finanças Corporativas 60
SUB TOTAL DE HORAS DO 2º ANO 690
   
3º ANO   Finanças e Contabilidade 3A 650 Administração Financeira e Orçamentária 60
234 Métodos Quantitativos Matemáticos 60
571 Contabilidade e Análise de Custos 60
1217 Métodos Quantitativos Estatísticos 60
Fundamentos em Administração II Administração Estratégica 3B 579 Direito Tributário 60
651 Elaboração e Análise de Projetos 60
171 Planejamento Estratégico 60
570 Organização, Sistemas e Métodos 60
Administração e Produção 3C 157 Educação Ambiental e Cidadania4 30
653 Administração da Pequena e Média Empresa 60
100010 Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico 70
652 Administração de Produção 60
SUB TOTAL DE HORAS DO 3º ANO 700
4º ANO Operações e Logística 4A 510 Logística empresarial 60
647 Administração de Material e Patrimônio 60
511 Clusters e Redes de Negócios 60
649 Gestão da Qualidade Total 60
Marketing e Administração mercadológica 4B 654 Administração de Mercado Exterior 60
126 Comportamento do Consumidor 60
648 Administração de Marketing 60
1043 Administração de Vendas 60
Decisões Empresariais 4C 391 Mercado de Capitais 60
389 Análise e Decisão de Investimentos 60
AP Jogos de Empresas 30
AP Libras - Língua Brasileira de Sinais1 30
SUB TOTAL DE HORAS DO 4º ANO 660
 
Atividades Complementares Curriculares Obrigatórias 3 Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I 100
4 Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II 100
- Atividades Complementares* 270
SUBTOTAL ATIVIDADES CURRICULARES OBRIGATÓRIAS 470
TOTAL 3.240

(*)As cargas horárias informadas seguem as métricas da metodologia EAD da INSTITUIÇÃO: média de 3 horas/dia de estudo/educando/disciplina.

1. Disciplina que atende aos RLN do Instrumento de Avaliação - nº 13 - Dec. N° 5.626/2005.

2. Disciplina que atende ao Instrumento de Avaliação - Indicador 1.6. Conteúdos curriculares / RLN nº 4. - Parecer CNE/CP N° 8, de 06/03/2012, que originou a Resolução CNE/CP N° 1, de 30/05/2012.

3. Disciplina que atende ao Instrumento de Avaliação - Indicador 1.6. Conteúdos curriculares / RLN nº 3. -  Lei Nº 9.394/96, 4. Disciplina que atende ao Instrumento de Avaliação - Indicador 1.6. Conteúdos curriculares / RLN nº 16. - Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e Decreto Nº 4.281 de 25 de junho de 2002.

Obs.: o conteúdo de Cultura e Literatura Africana e Indígena, conforme prevê o Instrumento de Avaliação - Indicador 1.6. Conteúdos curriculares / RLN nº 3. - Lei Nº 9.394/96, com a redação dada pelas Leis Nº 10.639/2003 e N° 11.645/2008, e da Resolução CNE/CP N° 1/2004, fundamentada no Parecer CNE/CP Nº 3/2004; é abordado na disciplina de Relações Étnico-Raciais.

QUADRO RESUMO
Total de horas teóricas do Curso 2.770
Total de horas - Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório 200
Total de horas - Atividades Complementares* 270
CARGA HORÁRIA TOTAL** DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EAD 3.240

 

(*)As atividades complementares a serem desenvolvidas no decorrer do curso respeitarão as normalizações da IES. Para a integralização de matriz curricular serão contempladas 270 horas de estudos independentes, em atividades de ensino, Pesquisa e Extensão, desenvolvidos pelos acadêmicos(as) no decorrer do curso e comprovadas através de certificados/declarações junto à coordenação, sendo requisito para conclusão do mesmo.

(**)As cargas horárias informadas seguem as métricas da metodologia EAD da INSTITUIÇÃO: média de 3 horas/dia de estudo/educando/disciplina.

JUSTIFICATIVAS PARA OS PERCURSOS FORMATIVOS DO CURSO

Formação Inicial do Bacharel em Administração: Este percurso formativo possui conteúdos que visam o desenvolvimento de competências elementares para a formação do bacharel em administração, de forma que o educando; ao final do percurso, sinta-se preparado para o estudo das matérias ligadas ao curso e para o desenvolvimento das atividades constantes nos demais percursos.

Formação de Competências Multidisciplinares: Percurso formativo que visa proporcionar aos estudantes o conhecimento de fundamentos para a compreensão de diferentes aspectos ligados ao âmbito das organizações. Os conteúdos constantes neste percurso possuem como principal característica a interdisciplinaridade de temas para a iniciação do bacharel em administração no contexto do ensino superior.

Gestão de Pessoas e as Relações Sociais: Neste percurso, os conteúdos abordam conceitos e fundamentos para a compreensão da gestão de pessoas ligadas ao âmbito das organizações. Os estudantes compreenderão a importância da comunicação, das relações humanas, do trabalho individual e em equipe, o que despertará uma reflexão sobre a importância das relações sociais que emergem na organização.

Fundamentos em Administração I: Este percurso formativo tem por objetivo fundamentar o conhecimento do educando; futuro administrador, com os principais conceitos da administração. Além de introduzir os princípios gerais da matéria, os conteúdos abordados aqui correlacionam-se de forma que o educando percorra entre as teorias clássicas, contemporâneas, modernas e organizacionais.

Finanças e Contabilidade: Percurso que tem por objetivo explanar os conceitos de finanças e de contabilidade, que são objetos de suma importância e muito presentes na vida do administrador. As matérias proporcionam um entendimento amplo sobre a gestão nas organizações, elucidando ao educando pontos críticos da sobre a gestão de riscos, governança e compliance e a gestão de caixa e controle de custos.

Fundamentos em Administração II: Neste percurso, os conteúdos se relacionam e complementam os fundamentos abordados nos módulos anteriores, de forma que o futuro administrador alicerce seu conhecimento acerca do ambiente organizacional. A partir daqui espera-se então do futuro administrador a pensar no longo prazo, empregando os conceitos do planejamento estratégico e das demais matérias abordadas como diferenciais competitivos para uma gestão diferenciada e eficiente.

Operações e Logística: Este percurso tem por objetivo preparar o educando para o controle e gerenciamento de sistemas de operações logísticas como apoio à gestão empresarial. Os conteúdos abordados aqui visam explanar de uma forma abrangente ao futuro administrador como o uso das ferramentas corretas auxiliam na tomada de decisões, proporcionado aumento da produtividade e a minimização dos custos logísticos.

Marketing e Administração Mercadológica: Percurso que encerra o programa abordando de forma consistente e objetiva os principais fundamentos do marketing, seus entendimentos e aplicações no âmbito da administração. Os conteúdos abordados visam refinar todo o conhecimento até então adquirido; mas principalmente, proporcionarão o conhecimento acerca da competitividade e da legitimidade frente às transformações que vem ocorrendo no âmbito interno e externo das organizações.


Área de Atuação

Administração

Mais informações

O curso de Administração EAD da FIC deverá ter como objeto de ensino-aprendizagem a gestão de empreendimentos, organizações públicas ou privadas, no seu aspecto mais atual, com um conceito amplo que busca englobar a cadeia produtiva sob diferentes setores

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