Sobre Nós

Conheça um pouco mais sobre a nossa história

Nossa história

Conheça um pouco mais sobre a nossa história

1.1 - BREVE HISTÓRICO

A mantenedora, União de Faculdades de Alagoas é a concretização de um ideal de uma família, a Figueiredo Costa que a implantou e posteriormente orientou e apoiou ao longo dos anos de existência, transformando-a em um centro por referência do pensamento sobre a realidade socioeconômica alagoana com eficientes convênios com universidades nacionais e internacionais, atuando com vocação pioneira, preocupação com a qualidade e seriedade de propósitos.

Em 1989, a UNIFAL era a CORESE Consultoria e iniciou o Desenvolvimento Profissional dos alagoanos e região, em um cenário pobre e desolador, com uma quantidade muito grande de talentos humanos capazes de modificar aquele estado de coisas e é isso que vemos hoje, na nossa região, um lugar de gente sempre preocupada com o saber e se capacitando para acompanhar o dinamismo das descobertas tecnológicas e da sua aplicação no mundo. As nossas principais atividades sempre foram: Os cursos de curta e longa duração, treinamento e aperfeiçoamento, pós-graduação lato-sensu e o intercâmbio e parcerias com universidades do Rio de Janeiro e da Europa.

Essas Iniciativas de pleno sucesso foram massificando a credibilidade da instituição e estruturando a organização em suas bases mais cruciais que são: o suporte financeiro, o suporte de infraestrutura física e a infraestrutura de pessoal, culminando no surgimento da Mantida Faculdade Cidade de Maceió, cujo credenciamento e autorizações de cursos, se deram em 2004. Em seguida assumia a nomenclatura definitiva “Faculdade Figueiredo Costa – FIC”, que se deu pela Portaria MEC nº. 600 de 13 de setembro de 2006.

Resultados tão importantes decorrem, dentre outras coisas, da qualidade do seu corpo docente e técnico administrativo, com doutores, mestres, especialistas, graduados, pessoas da comunidade externa, colaboradores internos e externos, porém todos de altíssima qualidade, que, com os seus trabalhos, tornaram a mantenedora, União de Faculdade de Alagoas, em uma das mais importantes Desenvolvedoras de Talentos Humanos da Região.

A Faculdade Figueiredo Costa - FIC, mantida pela União de Faculdades de Alagoas, foi credenciada pela Portaria nº. 2.245/2004 e autorizada pela Portaria nº. 2.245/2004, publicado no Diário Oficial da União em 03/08/2004, p148, tendo seu curso de bacharelado em Administração, reconhecidos com nota 4 (quatro) pela Portaria nº. 56/2009, publicado no Diário Oficial da União em 26/01/2009, p14, o curso de tecnologia em Gestão de Turismo, autorizado pela Portaria nº. 283 de 12/04/2007, publicado no Diário Oficial da União em 13/04/2007, p17 e o curso de bacharelado em Engenharia de Produção, autorizado pela Portaria nº. 937 de 20/11/2008, publicado no Diário Oficial da União em 24/11/2008, p26 e o curso de bacharelado em Engenharia Ambiental, autorizado pela Portaria nº. 938 de 20/11/2008, publicado no Diário Oficial da União em 24/11/2008, p26.

1.2 - Missão

“Produzir e disseminar conhecimentos, experiências com vistas à formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento econômico-social, aptos à participação na vida social, cultural e científica do país e da região”.

A FIC, para alcançar a sua missão, deve: Gerar, preservar e disseminar o conhecimento, conduzindo ensino de qualidade, que sejam úteis ao homem, à sociedade e à preservação do meio em que vive, bem como desenvolvendo atividades culturais e artísticas; desenvolver um amplo leque de programas educacionais, preparando graduandos, pós-graduandos e pré-profissionais, para que estejam aptos ao exercício profissional competente e à participação no desenvolvimento do País, da Região e do estado de Alagoas e estender, aplicar e trocar conhecimentos com outras comunidades, na busca da excelência.

1.3 - Visão

“Ser reconhecida, cada vez mais, como uma faculdade de referência”.

Para a FIC, referência no ensino, significa: “Manter-se sempre como uma instituição de ensino inovadora e flexível, com uma boa infraestrutura, com um modelo gerencial democrático e eficiente, adequado às múltiplas transformações e demandas da sociedade, tendo uma relevante atuação dinamizadora no desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e socioeconômico de Alagoas, do Nordeste e do Brasil, visando à melhoria de qualidade da vida, da renda e do trabalho, em sintonia com a realidade do mundo globalizado, reconhecida pelo seu compromisso social, excelência de seu corpo docente e qualidade dos serviços oferecidos”.

1.4 - Princípios

  • Exercício responsável e ético da livre iniciativa na prestação dos serviços educacionais;
  • Democracia, liberdade e justiça;
  • Identidade local, regional e nacional;
  • Comprometimento social e cidadania;
  • Excelência acadêmica;
  • Desenvolvimento e realização da pessoa humana.

1.5 - Objetivos

  • Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
  • Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;
  • Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;
  • Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, da publicação ou de outras formas de comunicação;
  • Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;
  • Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade; e
  • Promover a extensão, aberta à participação da população, visando a difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

1.6 - Metas

  • Consolidar os cursos abertos recentemente e iniciar processo de pedido de autorização de funcionamento de novos cursos de graduação e cadastrar outros cursos de pós-graduação lato-sensu;
  • Estimular a política de integração acadêmica;
  • Promover programas de intercâmbio e cooperação entre instituições;
  • Promover a gestão profissional da política de marketing e de publicidade da instituição;
  • Aprimoramento dos órgãos colegiados da FIC
  • Promover a inserção e ação social;
  • Adequação integral dos projetos pedagógicos às Diretrizes Curriculares;
  • Organização e regulamentação da Iniciação Científica e Tecnológica;
  • Implantação de novos cursos de pós-graduação Lato-sensu integrados aos cursos de graduação da Instituição;
  • Fortalecimento da participação discente na vida acadêmica;
  • Atualização às diretrizes pedagógicas que contribuam para o perfil desejado do egresso;
  • Apoiar integralmente Empresa Júnior;
  • Implementar políticas de aperfeiçoamento do corpo administrativo e Fortalecimento da CPA;
  • Manutenção de um corpo docente qualificado;
  • Continuar investindo com infraestrutura para portadores de necessidades especiais;
  • Ampliação das Instalações Físicas a fim de Atender à Demanda;
  • Ampliação dos Serviços e Atualização do Acervo da Biblioteca;

Menu

Acesse ao menu para atalhos rápidos aos links

© Copyright FIC - UNIFAL - 2016. Todos os direitos reservados.